Qual a diferença entre Psicologia e Psicanálise?

Psicanálise é a teoria sobre o método terapêutico criado por Sigmund Freud (1856-1939), que consiste na elaboração e compreensão de conteúdos inconscientes através da palavra.
O termo psicanálise é, muitas vezes, usado como sinônimo de psicoterapia ou mesmo de psicologia.
Psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Psicoterapia diz respeito ao uso clínico dessa ciência, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no campo teórico da psicologia como um todo.
A Psicanálise também investiga as relações humanas e se propõe a, junto com os pacientes, elaborar caminhos tanto para a compreensão como para a superação de disfunções emocionais e psicológicas.
Todavia, é um modo específico de compreender a constituição do sujeito e suas diferentes formas de ser, pensar e sentir. Isso acarreta em um modo singular de psicoterapia, que busca ajudar o paciente a construir um saber sobre si e sobre o que o faz sofrer.
O profissional que utiliza esta linha teórica é chamado Psicanalista.
Este método de tratamento parte da concepção de que muitas vezes desconhecemos muitos dos fatores que determinam nossas emoções e comportamentos. Nesse sentido, o processo psicanalítico pode revelar que tais aspectos inconscientes podem ser determinantes em nosso jeito de ser, afetando nossas relações e padrões de comportamentos. Sendo assim, a Psicanalise auxilia o sujeito a perceber e identificar em sua própria historia a origem desses aspectos, potencializando sua compreensão sobre si mesmo e, assim, ajudando-o a encontrar formas mais apropriadas e saudáveis de se relacionar com a sua realidade de vida.
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

Horário de funcionamento:

Segunda - Sexta              07:00 - 22:00
Sábado                              08:00 - 19:00
Domingo                          Fechado

 

Endereço:

Rua Senador Milton Campos, 126

Santo Amaro - zona sul de SP - São Paulo

 

Contato: 3477-3375   -   98193-8024 (WhatsApp)