A acupuntura auricular é uma especialidade da acupuntura e visa fazer o corpo funcionar melhor e de forma saudável através da estimulação de pontos energéticos localizados na orelha.
As orelhas têm uma representação completa do corpo humano. Elas possuem mais de 100 pontos reflexos relacionados ao bom funcionamento dos nossos órgãos e sistemas através de uma rede de energia que fica logo abaixo da pele, percorrendo todo o organismo.
Na acupuntura auricular, agulhas finíssimas são espetadas em pontos-chave da orelha por 30 a 40 minutos para estimular diversos regiões ou pontos do corpo. São utilizadas também pequenas agulhas semi-permantentes, que ficam na orelha por até uma semana ou sementes de diversas plantas, a mais utilizada é a semente de mostarda.
A técnica é usada para tratar diversas doenças como distúrbios do sono, alterações menstruais, ansiedade, depressão, alergias, obesidade, dores articulares, artrose, dores na coluna, cefaléia, hipertensão arterial e distúrbios digestivos, além de também auxiliar no tratamento de tabagismo e alcoolismo.