O que é carência afetiva?

Não há quem possa dizer que nunca sentiu carência afetiva. Sentir falta de um abraço, uma palavra de carinho, um apoio do chefe, isso faz parte da condição humana.
O sofrimento surge quando não percebemos a possibilidade desse contato caloroso com outras pessoas. Este é o momento de questionar-se: “será que você não tem pessoas calorosas por perto ou será que elas até estão por perto, mas você as está afastando?”
O emocional está intimamente envolvido em tudo o que você faz, nas coisas que você fala, nos lugares aonde você vai, nas decisões que você toma. Um programa sobre esportes, por exemplo, sempre menciona a influencia do aspecto psicológico sobre desempenho do atleta, se ele teve problemas pessoais naquela semana, com certeza seu desempenho será afetado. O desempenho de cada um de nós, na vida, depende do nosso estado mental.
A forma como a pessoa se sente, se está motivada, se está desanimada e se recebe calor humano tem uma influência enorme nos resultados da vida. Se consegue passar no concurso, se constrói um relacionamento amoroso bacana, se consegue um desempenho legal no trabalho é porque antes conseguiu estar psicologicamente equilibrada e, para este equilíbrio ser completo é necessário a troca carinhosa com pessoas que você admira e quer bem.
Há necessidades que são básicas:
  • Autonomia - Todo mundo precisa sentir que pode decidir o rumo da sua vida
  • Competência - Se refere à percepção de ter capacidade para realizar coisas.
  • Relacionamentos - O ser humano não nasceu pra viver só, o ser humano foi feito pra viver com outras pessoas.
Satisfazendo estas três áreas você está apto a uma vida plena. Quando você tem essas necessidades psicológicas satisfeitas passa a ter disposição e envolvimento com a vida.
É importante você estar no trabalho e sentir-se realmente envolvido com o que está fazendo. Trabalhar com gosto, estudar alguma coisa e realmente se sentir envolvido por aquele assunto. Estar com pessoas e se sentir bem com elas.  Se sentir participante da vida.
Para isso é necessário que você esteja em equilíbrio no que se refere tanto a motivação que vem “de dentro” como a motivação que vem “de fora”. A motivação que vem “de dentro” se refere a fazer coisas que são prazerosas e as motivações que vem “de fora” se refere a fazer coisas que tenham um ganho secundário, como por exemplo, trabalho dia e noite em um projeto que trará grande retorno financeiro.
 

 

Tratamento para carência afetiva

Uma pessoa pode satisfazer suas carências afetivas sem ajuda profissional. Se relacionamento com pessoas que possam proporcionar bem-estar e trocas saudáveis de elogios e bons feedbacks.
Caso a pessoa não consiga fazer esse movimento, a ajuda profissional se faz necessária.
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

Horário de funcionamento:

Segunda - Sexta              07:00 - 22:00
Sábado                              08:00 - 19:00
Domingo                          Fechado

 

Endereço:

Rua Senador Milton Campos, 126

Santo Amaro - zona sul de SP - São Paulo

 

Contato: 3477-3375   -   98193-8024 (WhatsApp)