O que é frustração?

 
Há vários fatores que podem desencadear frustração nas pessoas. Apesar de ser um sentimento comum ao ser humano, o que causa frustração é diferente para cada pessoa, assim como é diferente a intensidade da frustração.
 
  • Frustração pelo não recebimento de uma gratificação esperada
  • Frustração por necessidade não satisfeita
  • Frustração por atraso.
  • Frustração por conflito
 
Algumas pessoas ao se frustrarem, se afastam, não querem mais contato com a situação, com isso lhe vem o senso de incompetência e depressão, pois abandonou, não lutou para superar.
Após a pessoa ser frustrada começa a evitar situações parecidas ou evita as pessoas e lugares envolvidos com a frustração com medo de se frustrar novamente.
Para lidar com a frustração a pessoa pode compensar com outras satisfações. Exemplo, pessoa sente-se frustrada porque seu relacionamento acabou e como compensação passa a trabalhar compulsivamente.
Uma vez tendo se frustrado em uma atividade a pessoa para de tentar sucesso em outras áreas da vida. Muitas vezes nem há obstáculos, mas a visão distorcida da pessoa vê tudo como imensamente difícil. E assim não se dá oportunidade para perceber que poderia vencer. 
 

Tratamento para frustração

Quando analisamos realisticamente o desejo, e se concluímos que é impossível realizá-lo, o saudável é buscar outras satisfações mais próximas da inicial. Outra atitude saudável é se dedicar com mais afinco na busca de seus objetivos constante.