O que é estresse?

 
Estresse é um instinto. O corpo reage quando se depara com uma ameaça real ou imaginária. A pressão arterial sobe, a frequência cardíaca aumenta, a respiração fica ofegante, os músculos ficam tensos, dá dor de barriga. A repetição dessa reação do seu corpo ao estresse faz com que você produza hormônios que podem ser perigosíssimos, podem desencadear desde uma simples dor de cabeça como infarto.
Os sintomas psicológicos podem ser: ansiedade, tensão, confusão, irritabilidade, frustração, ira, ressentimento, hipersensibilidade, você fica muito reativo, passa a ter dificuldade na comunicação com as pessoas, se afasta das pessoas, e o pior, se sente isolado, insatisfeito com o trabalho, com a vida, aparece a fadiga mental, prejuízo do funcionamento intelectual, perda da concentração, da espontaneidade, da criatividade e da autoestima.
Os sintomas físicos do estresse: aumento da pressão sanguínea, problemas gastrointestinais, fadiga física, sudorese, problemas de pele, dor de cabeça, distúrbios do sono, etc. Comportamento do estressado.
O estresse pode ser devido um acontecimento externo, como por exemplo, problemas com a família, trabalho, amigos, ou pode ser interno, quando se luta com um conflito emocional, por exemplo, quando a pessoa se impõe a padrões muito elevados, só se aceita se estiver tudo perfeito em sua vida, sofre um estresse que ela mesma criou.
Depois de anos de estresse o corpo começa a desmoronar: a prejuízo na memória, o sistema imunológico fica enfraquecido, ou seja, a pessoa fica muito mais suscetível a tudo quanto é doença e nem sabe porque, hipertensão, problemas de estomago, problemas dermatológicos, dificuldades digestivas, etc..
 

Tratamento para o estresse

1ª superar o problema,
2ª cair fora do problema ou
3ª conviver com o problema.
É preciso encontrar segurança interna. A pessoa segura não sente o estresse tão facilmente. Ser seguro é perceber-se forte e resistente às emoções destrutivas.
Desenvolver recursos pessoais pode ser interessante, seria o senso de autoconhecimento. Autoconhecimento significa que você reconhece suas qualidade e defeitos, você percebe que tem condições de enfrentar ou resolver seus próprios problemas. O senso de autoconhecimento pode ser adquirido naturalmente, ou seja, os sucessos que você teve no passado te oferecem base para perceber que poderá se sair bem nas próximas situações problemáticas da vida.
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

Horário de funcionamento:

Segunda - Sexta              07:00 - 22:00
Sábado                              08:00 - 19:00
Domingo                          Fechado

 

Endereço:

Rua Senador Milton Campos, 126

Santo Amaro - zona sul de SP - São Paulo

 

Contato: 3477-3375   -   98193-8024 (WhatsApp)