O que é fobia?

 
Fobia refere-se ao medo de andar nas ruas, dificuldade de sair sozinho de casa, dificuldade de ir a certos lugares como mercados ou cinema, pois a pessoa sente forte apreensão, difícil de compreender e muitas vezes, surge a necessidade de ter alguém ao lado para lhe dar segurança.
A pessoa sente ansiedade de estar em locais ou situações em que a saída seja difícil, como por exemplo, shows, um supermercado muito grande ou um local onde o auxilio possa não estar disponível - mesmo que não haja previsão de necessitar este auxilio.
Na agorafobia e na síndrome de pânico, a pessoa sente “medo de ter medo”. A ansiedade de sair de casa e ter uma crise a impede de se expor a situações fora de casa, por isso o comportamento mais comum na agorafobia é a evitação, a esquiva, a fuga de situações fora de sua zona de conforto – normalmente sua casa.
Durante a crise a pessoa pode chegar a ter a sensação de que está enlouquecendo, o que a faz evitar certos lugares, por exemplo, não vai mais ao cinema, pois tem medo de passar mal, não sai de carro, não entra em supermercado, não entra em banco. Tudo isso devido à agorafobia sofrida em uma situação anterior e associada ao pânico.
O desamparo é a sensação de que precisará de ajuda, mas não conseguirá. A pessoa sente que vai precisar de algum apoio, algum recurso, mas esse apoio não vai aparecer. Isso dá pavor. Tem gente que sente que precisa ter alguém por perto, por isso, muitas pessoas não saem mais sozinhas, ou até nem saem mais de casa. Outros precisam saber que terão atendimento médico por perto, precisa de se certificar que tem algum hospital por perto.
 
Medos comuns
  • Estar longe de casa ou de pessoas que dêem segurança
  • Andar de carro, ônibus, trem, metrô ou avião
  • Locais fechados e lotados como cinema, supermercados, restaurantes, etc.
  • Situações nas quais a saída seja difícil como congestionamentos,
    estádios, ocupar o banco de trás de um carro, etc.
  • Fila de banco
  • Túneis, passarelas, pontes
  • Elevadores
  • Viajar
  • Ruas cheias
  • Feiras
 

Tratamento para fobia

Como a agorafobia é um transtorno de ansiedade, o tratamento segue os mesmo parâmetros. É importante trabalhar a mudança do comportamento atual e conjuntamente a origem dos sintomas.
Exercícios de relaxamento podem ajudar muito a pessoa ansiosa.
O tratamento psicoterapêutico pode ajudar a pessoa analisa seus pensamentos diante das situações que lhe causam ansiedade. Por exemplo, a pessoa que fica ansiosa adiante de uma entrevista, apesar de faltar dias. Não percebe exatamente que pensamentos a deixa ansiosa, mas pode começar a se conscientizar deles. Por exemplo: “o entrevistador vai perguntar algo que eu não sei responder”. O psicólogo poderá lhe ajudar a encontrar caminhos para novos pensamentos mais verdadeiros e menos ansiosos. Perceber o medo, a preocupação, o pânico, a apreensão pode ser um passo.  Você tem o direito de ter estes sentimentos, e também tem o direito de supera-los!
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

Horário de funcionamento:

Segunda - Sexta              07:00 - 22:00
Sábado                              08:00 - 19:00
Domingo                          Fechado

 

Endereço:

Rua Senador Milton Campos, 126

Santo Amaro - zona sul de SP - São Paulo

 

Contato: 3477-3375   -   98193-8024 (WhatsApp)